CONHEÇA PATU-RN

Patu
Patu é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Microrregião do Oste Potiguar, e a 314 km de distância da capital Natal,De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2011 sua população esta estimada em 12.025 habitantes. Possui área territorial de 319 km² e é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do voô livre de asa delta em particular a categoria Parapente (Paraglider). A cidade localiza-se numa região serrana construída no sopé da Serra do Lima, uma zona de agricultura e percuaria, que no início da colonização estava ligado ao ciclo dos currais.
O município tem como maior atração turística a Serra do Lima, sede do monumental Santuário do Lima ou de Nossa Senhora dos Impossíveis, um dos locais de maior religiosidade do Nordeste
História
Os primeiros habitantes da terra foram os Índios Cariris, depois os colonos criadores de gado, por volta do Século XVIII e do Século XIX. Houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram de Apodi, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira, e os capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.
Geraldo Saraiva de Moura instalou sua casa da fazenda no pé da Serra de Patu. Em 7 de julho de 1777, ele foi escolhido para ser o administrador do patrimônio de Nossa Senhora das Dores; nesta data, ele recebeu a primeira escritura de doação do capitão Inácio de Azevedo Falcão, medindo 40x80 braças — iniciava-se assim a formação do referido patrimônio.
Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de "Patu de Dentro", e em 1852 foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província, o Dr. José Joaquim da Cunha, com o nome de "Distrito de Paz de Patu", pela Resolução nº. 250, de 23 de Março de 1852, sendo subordinado à cidade da Imperatriz, hoje Martins.
Na metade do Século XIX, o capitão José Severino de Moura, sucessor do fundador, conseguiu a aprovação da fundação do povoado com o presidente da província do Rio Grande do Norte. Depois passou a chefia do município a seu filho José Severino de Moura Júnior e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, o que durou até o início da República.
O Governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão elevou o povoado à categoria de vila e o Distrito a município, pelo Decreto nº 53, datado de 25 de Setembro de 1980. O município de Patu foi desmembrado de Martins.
Origem do nome "Patu"
Segundo o historiador Luís Câmara Cascudo, "Patu" em Língua Tupi quer dizer "terra alta", "chapada", "planalto", "chapada sonora", "serra do estrondo".
Patu era um município grande, desde sua fundação em 1890 até 1953, quando começou a ser retalhado em novos municípios. Dele foram desmembrados os seguintes municípios: Almino Afonso ,Messias Targino  , Olho d`ÁGua dos Borges e Rafael Godeiro. Todos eram distritos de Patu. Com a expansão da criação de novos municípios no estado, esses distritos conseguiram a sua autonomia política, por proposições da Assembléia Legislativa e por força de leis do Governo Estadual.
Ainda hoje, Patu é uma cidade polo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 km², porém de terras férteis e produtivas.
Patu tem grandes atrações turísticas: Serra de Patu, Santuário do Lima (Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis) e a Rampa de Vôo Livre, dentre outros. Na educação, além das escolas Municipais, estaduais e particulares, tem também um campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado João Ismar de Moura (CAJIM), onde funciona os cursos de Ciências com habilitação em Matemática, Pedagogia e Ciências Contábeis. Dentre as escolas particulares destaca-se o Comercial, aprovando anualmente em média de 60% dos alunos.







 
VIDEO VÔO DUPLO EM PATU-RN
 





SANTUARIO DO LIMA

                                                



GRUTA DE JESUINO BRILHANTE

A casa de Pedra de Jesuíno Brilhante ganhou esse nome porque o referido cangaceiro usava esta obra da natureza como o seu refúgio, ali se escondendo e dificultando a aproximação dos que lhes seguiam. Jesuíno Brilhante viveu no cangaço por mais de 8 anos, período quando sempre procurou fazer justiça com as próprias mãos, obedecendo ao tradicional modo de ação típica dos cangaceiros.
A história de Jesuíno ganhou ênfase com a exibição da novela “Cordel Encantado” na Rede Globo, quando a história ganhou o tempero da dramaturgia, porém sem esconder as características primordiais ao personagem.
 Paróquia Nossa Senhora das Dores
LINDA IMAGEM DA SERRA DE PATU-RN
ASA DELTA

HOTEL DO SANTUARIO DO LIMA



SANTUARIO DO LIMA
IMAGEM DA RAMPA DE VOÔ LIVRE