terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ZONA RURAL DE JANDUÍS GANHA NOVA UNIDADE DE SAÚDE

Objetivando proporcionar um melhor atendimento em saúde nas comunidades rurais do município de Janduís, a Prefeitura inaugurou, no
final da tarde de ontem (12), a reforma da Unidade de Saúde Dionísia Ferreira da Silva.

Recursos da ordem de R$ 110 mil do Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra, com
contrapartida da Prefeitura de Janduís, foram investidos na reforma da antiga Casa de Parto da comunidade de Permissão, inaugurada durante a primeira gestão do prefeito Salomão Gurgel, no ano de 1986.

Cerca de 500 pessoas compareceram à cerimônia, inclusive a família da homenageada que, ao ler sua biografia, lembrou o espírito abnegado e a disposição de ajudar ao próximo da senhora Dionísia Ferreira da Silva, escolhida pela própria comunidade, para dar seu nome à "Casa de Parto", na época em que foi inaugurada.

No evento, estavam presentes, o prefeito Salomão Gurgel, secretários e coordenadores municipais, vereadores, representantes de partidos políticos, associações comunitárias da zona rural e de organizações não-governamentais, representantes da empresa responsável pela obra e a comunidade, como um todo.
O gestor lembra que a Casa de Parto foi uma experiência que, efetivamente, funcionou. Contudo, ao assumir o seu segundo mandato, no ano de 2005, o local estava destruído e sem condição alguma de prestar qualquer tipo de serviço à comunidade.

"Então, veio a ideia de recuperação da Casa de Parto com uma nova visão na área de saúde", afirmou o prefeito de Janduís, que garantiu recursos junto ao Ministério da Saúde para a realização da obra.

Além de contar com a presença de um agente comunitário de saúde diariamente, a Unidade de Saúde vai oferecer serviços de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e serviços odontológicos.

O trabalho preventivo, que já é realizado na zona urbana, será fomentado na zona rural, através de campanhas educacionais e de orientação sobre saúde.

De acordo com Salomão Gurgel, a Unidade de Saúde Dionísia Ferreira da Silva será fundamental para a melhora da qualidade de vida dos moradores da zona rural de Janduís, que terão na zona rural uma unidade capaz de oferecer bons serviços na área de saúde."O que vem de encontro ao nosso desejo de garantir a sustentabilidade das comunidades da zona rural, dotando o campo das condições necessárias para o seu desenvolvimento", afirmou o prefeito.

A Unidade de Saúde Dionísia Ferreira da Silva vai beneficiar diretamente 264 famílias, distribuídas nas 14 comunidades da zona rural do município de Janduís.
FONTE:Noticiasdorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário