Por iniciativa do vereador Anízio Júnior (PMDB), de Upanema, políticos do Rio Grande do Norte, de diferentes correntes, reuniram-se no ano de 2010, numa audiência pública realizada em Upanema, e comprometeram-se a lutar pela pavimentação do trecho da rodovia BR 110 que vai de Mossoró a Campo Grande, passando pela terra natal do referido vereador.
Ao todo, seriam pavimentados setenta e oito quilômetros, a partir do entroncamento da Rodovia BR 304 (em solo urbano mossoroense) até o encontro com a BR 226, que passa por Campo Grande em direção aos Municípios de Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso e daí para o Alto Oeste potiguar.
A obra incluiria também a construção de duas pontes e diversos bueiros.
Segundo noticiou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em sua página oficial, o edital licitatório foi publicado.
Fato porém é que, passados quase dois anos, nada foi feito, e o trecho da BR 110 que vai de Mossoró a Campo Grande, passando por Upanema, continua o mesmo: no chão de terra batida, com muitos buracos e em péssimas condições, que tendem a piorar com a chegada das chuvas.
Senadores, deputados federais e deputados estaduais que se comprometeram na luta pela pavimentação do trecho, mantêm-se silentes e contam, para manter este silêncio, com a enorme capacidade de esquecimento do povo.
Projeto original da BR 110 está longe de ser concluído
Segundo informações encontradas na página virtual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelo projeto inicial e original da Rodovia BR 110, ela deveria partir de Areia Branca, passando por Mossoró, Upanema e Campo Grande, no Rio Grande do Norte, passando por outros Municípios, até chegar à cidade de Patos, no Estado da Paraíba.
No entanto, a "Estrada do Sal", como foi chamada, porque serviria para o escoamento da produção de sal do Rio Grande do Norte, somente foi pavimentada no trecho que vai de Areia Branca a Mossoró, ou seja, em cerca de quarenta quilômetros.
Acaso fossem pavimentados os setenta e oito quilômetros de Mossoró a Campo Grande, a BR 110 se ligaria à BR 226 (no entroncamento de Campo Grande) e a uma rodovia estadual que vai de Campo Grande a Apodi, passando por Caraúbas.
Sem pavimentação da BR 110, Upenema vive isolamento
Há mais de vinte anos atrás, linhas de ônibus que existiam de Caicó a Mossoró e vice-versa cortavam o Médio Oeste pelos Municípios de Messias Targino, Janduís e Campo Grande, até chegaram a Mossoró, passando por Upanama.
Utilizavam-se, em grande parte do percurso, da rodovia BR 110, mesmo no trecho que nunca recebeu pavimentação.
Moradores dos Municípios de Messias Targino, Janduís e Campo Grande também costumavam se dirigir a Mossoró através da BR 110, passando pelo Município de Upanema.
Com a construção de outras rodovias que cortam o Seridó e a região Oeste e que permitem outras formas de acesso a Mossoró e de Mossoró a outros Municípios do interior do Rio Grande do Norte, diminuiu significativamente o movimento de transportes que cruzavam a cidade de Upanema no trajeto para Mossoró ou desta cidade para outras.
Até mesmo as tradicionais linhas de ônibus, que iam de Mossoró para Caicó e vice-versa, e que há alguns anos praticamente não existem mais, desconsideraram Upanema do percurso, e eram feitas passando por Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado (no Oeste), ou por Jucurutu (no Seridó).
A pavimentação da BR 110, ao menos no trecho entre Mossoró e Campo Grande, seria muito proveitosa para inúmeros Municípios do interior do Rio Grande do Norte, mas teria um sabor especial de renascimento para Upanema, que perdeu visibilidade e ficou de certa forma ilosada da rota que leva a Mossoró e desta cidade para outros lugares potiguares.
Fonte: O Messiense
Cade a BR, eu sabia que era tudo enrolação politicagem, eu não sei como vcs moradores da cidade campo grande ainda fazem festa aplaudem esse abdno de politico safado,cade a BR, agora vão atras de rosolba cobrar.Qunado ela voltar ai vão beijar os pés dela de novo.
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