quinta-feira, 3 de maio de 2012

Município festeja seus 50 anos com intensa programação
No próximo dia 8 de maio (terça-feira), o Município de Messias Targino estará completando cinquenta anos de emancipação política e administrativa, depois que foi desmembrado do Município de Patu, do qual era distrito.
A programação festiva terá início no dia 5 de maio (sábado), precisamente às 17 horas, quando acontecerá uma sessão solene da Câmara Municipal, a acontecer no Centro de Cultura e Eventos do Município.
Na oportunidade algumas pessoas também serão homenageadas, seja com a entrega do título de cidadania messiense, seja com a outorga da comenda "Pelópidas Pinto".
No dia 6 de maio (domingo) será realizada a 1ª Cavalgada do Sertão, que terá início às 6 horas, com o seguinte roteiro: Saída da Fazenda de Quinca Elpídio (Janduís), bate-sela na Fazenda Santa Rosa, na localidade Pacuti e na Fazenda Cangaíra e encerramento na Capela de Nossa Senhora das Graças.
Toda a renda da cavalgada será revertida em favor da Capela de Nossa Senhora das Graças, que passa por ampla reforma em sua estrutura.


No dia 7 de maio (segunda-feira) será desenvolvida uma programação mais intensa, assim anunciada:
6 horas - Maratona Titi Maçonila (prova feminina);
6 horas e 30 minutos - Maratona Titi Maçonila (prova dos "senior´s");
7 horas e 30 minutos - Maratona Titi Maçonia (prova masculina);
8 horas e 15 minutos - Tradicional bolo do aniversário do Município;
9 horas - Lançamento do selo de comemoração dos 50 anos do Município;
22 horas - Apresentação de artistas e bandas em Praça Pública, a saber: Swing Moral, Forró da Vez, Dorgival Dantas e Caninanas do Forró.
No dia 8 de maio (terça-feira), será feriado no Município.
Festejos da emancipação tiveram início com a primeira gestão de Shirley
Prefeita Shirley Ferreira Targino

Os festejos alusivos à emancipação política de Messias Targino foram iniciados no ano de 2005, quando se iniciava a primeira gestão administrativa da prefeita Shirley Ferreira Targino.
Hoje, a festa de emancipação política de Messias Targino é tradição no interior do Rio Grande do Norte. Nem sempre, porém, foi assim.
As gestões administrativas anteriores à de Shirley passavam em branco quanto à data, o que gerou inclusive, certa vez, uma cena pitoresca, envolvendo o então adolescente Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla Pinto), hoje vereador do Município.
Na época, Pôla se vestiu de sacos de estopa e percorreu quase todas as ruas da cidade, acompanhado de dezenas de crianças, que eram atraídas pela "novidade" e pela promessa de receberem alguns bombons.
Pôla terminou o festejo-protesto na Praça Central João Jales Dantas, onde tirou o disfarce e distribuíu os bombons.
O protesto, pela falta de realização de qualquer atividade por parte do Poder Público na data da emancipação político-administrativa do Município, até hoje é lembrado por pessoas que presenciaram o fato e que, assim como Pôla, lamentavam que o Poder Público Municipal não lembrasse a data como deveria.

Fonte: O Messiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário