segunda-feira, 26 de novembro de 2012
terça-feira, 20 de novembro de 2012
SEGURANÇA
Viaturas das Polícias Civil e Militar seguem sendo abastecidas em poucas cidades
Muitas vezes, não há quem compreenda a lógica das autoridades responsáveis pela segurança pública no Estado do Rio Grande do Norte. Um exemplo disso diz respeito à questão do abastecimento de combustível das viaturas que estão a serviço da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Seguindo a forma adotada pela anterior administração pública estadual, a atual gestão estadual mantém em todo o Estado do Rio Grande do Norte alguns poucos postos de combustíveis como credenciados para realizar o abastecimento das viaturas policiais.
Assim, por exemplo, as viaturas da Polícia (Civil ou Militar) de Patu, Messias Targino, Janduís, Almino Afonso, Olho D´água do Borges, entre outros Municípios, devem ser abastecidas em Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró ou Assu.
Uma viatura da PM de Messias Targino para se deslocar até Assu ou até Apodi, percorrerá quase cem quilômetros de ida, e, logicamente, a mesma distância de volta. Lá se vão cerca de duzentos quilômetros percorridos apenas para abastecimento.
Seguindo na exemplificação, a mesma viatura da Polícia Militar de Messias Targino para ser abastecida em Mossoró ou Pau dos Ferros, terá que percorrer mais de cem quilômetros de ida e mais de cem quilômetros para retornar a Messias Targino.
Quando uma viatura sai do Município onde serve para ser abastecida a dezenas ou até centena de quilômetros de distância, ela já voltará com apenas cerca de sessenta ou setenta por cento do combustível que recebeu no posto, o que pode ser tido como inegável prejuízo aos cofres públicos.
Além disso, a viatura, que geralmente perfaz todo o percurso (de ida e volta) em torno de duas horas e meia a três horas (já se considerando o tempo de espera no posto, para o abastecimento), fica fora do serviço na comunidade por todo esse tempo.
Também ficam fora do serviço na comunidade pelo mesmo período os policiais que seguem na viatura para que seja feito o abastecimento.
Ou seja, para a sociedade, o prejuízo, além de financeiro, também diz respeito à própria eficiência do serviço público de segurança, que fica comprometida.
Todo mundo percebe esse grave erro na forma de abastecimento das viaturas policiais do interior do Rio Grande do Norte; menos, é claro, a cúpula da segurança pública estadual.
Fonte: O Messiense
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
OPERAÇÃO
OPERAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR REPRIME DIREÇÃO PERIGOSA E A CONDUÇÃO IRREGULAR DE MOTOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PATU
As Policias Civil e Militar iniciaram na noite da última terça-feira, 13/11, uma operação para coibir o abuso que está ocorrendo em Patu, sobretudo, por adolescentes desabilitados que usam motocicletas para praticarem “Rachas”, “Empinar” e outros tipos de manobras perigosas.
Na operação foram apreendidas dez (10) motocicletas e seus proprietários irão responder criminalmente por entregar veículo automotor a pessoa não habilitada.
O Delegado Regional de Patu, Sandro Reges, disse que já há algum tempo, a polícia vem recebendo denúncias da população acerca de abusos cometidos por jovens na direção de motocicletas. Segundo o delegado esse trabalho não tem como intenção prejudicar o cidadão que tem sua moto para se locomover de forma ordeira, mas sim evitar que jovens, de forma imprudente e irresponsável, coloquem em risco sua própria vida e de outros cidadãos inocentes.
NOTA DO PATUNEWS: Os cidadãos de bem de Patu estão muitos gratos ao Dr. Sandro Reges por essa iniciativa, pois os abusos que vinham sendo praticados por esses menores já estavam passando dos limites. Além do perigo iminente de causar um acidente com os próprios condutores, a vida de pedestres e condutores de veículos estava correndo risco, além do que, o barulho provocado pelas motocicletas, que na maioria tiveram seus canos adulterados com a intenção de provocar barulho ensurdecedor, estava prejudicando o sossego da população, visto que alguns moleques irresponsáveis passava até altas horas transitando em alta velocidade por algumas artérias da cidade, principalmente a avenida Lauro Maia.
Vale salientar que quem teve a moto apreendida conduzida por menor, vai responder a um procedimento judicial e deverá pagar uma multa de aproximadamente um salário mínimo.
Já foram apreendidas mais de 15 motos e o Dr. Sandro Reges avisa que a operação vai continuar.
Com informações do APC NARCISO.
Fonte: Patu News
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Patu
CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE PATU TEM NOVO DIRETOR

O agente penitenciário estadual Wallacy Barreto Rocha deixou, na semana passada, a a direção do Centro de Detenção Provisória de Patu.
Após quase quatro meses à frente desta unidade penal do Estado, o servidor Wallacy deixou o cargo de direção acreditando ter contribuído da melhor forma possível para a melhoria do sistema carcerário do Rio Grande do Norte, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no sistema.
Relatando a experiência vivida como diretor do Centro de Detenção Provisória de Patu, Wallacy narrou ao Blog: “Assumir a direção de uma unidade prisional foi um dos maiores desafios enfrentados em minha vida. Durante este período convivemos com as poucas condições de trabalho e a falta de estrutura mínima, mas no geral conseguimos desenvolver um trabalho com seriedade e responsabilidade”.
O CDP de Patu é localizado dentro da área reservada para o quartel da Companhia de Policia Militar de Patu, funcionando em um prédio anexo ao da Sétima Delegacia Regional de Policia Civil.
Atualmente, a referida unidade prisional conta com mais de trinta presos (provisórios e condenados), atendendo a dezenas de Municípios da região Oeste do Estado.
Durante o seu comando, o servidor Wallacy relata que, com o apoio e esforço dos demais agentes penitenciários, conseguiram uma parceria com o Poder Judiciário local e através desta parceria adquiriram um computador e uma impressora, bem como outros materiais necessários para o andamento dos serviços naquela unidade.
“Gostaria de agradecer ao Poder Judiciário local na pessoa de Dr. Valdir, Juiz de Direito e de Marluce, diretora de secretaria, bem como a todos os servidores que colaboraram bastante com esta unidade”, disse Wallacy Barreto.
A direção do CDP de Patu fica agora sob o comando do agente penitenciário estadual Mignum Batista de Andrade, que volta à direção após ter pedido a exoneração da função de diretor há quatro meses atrás.
“Mignum (foto) volta à direção do CDP e acredito que ele dará continuidade a este trabalho. Ele já foi diretor e tem experiência e interesse. Na nossa recente viagem a Natal conseguimos junto à COAPE a aquisição de uma espingarda calibre 12 e mais a promessa de uma viatura. Desta forma, Mignum pegará a casa arrumada e poderá realizar um bom trabalho. Desejo-lhe sorte”, acrescentou Wallacy Barreto.
O agora ex-diretor do CDP Wallacy Barreto enalteceu ainda a parceria firmada entre o CDP e as Policias Civil e Militar, fazendo questão de agradecer a estas instituições através das pessoas de Sandro Régis (delegado regional de Polícia Civil de Patu) e Miriam Suassuna (capitã PM e comandante da Companhia de Polícia Militar de Patu).
Fonte: O Messiense Via Patu News
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
FESTA DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS
PROGRAMAÇÃO DA 254ª FESTA DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU
DIOCESE DE SANTA LUZIA
DE MOSSORÓ
MISSIONÁRIOS DA SAGRADA
FAMÍLIA
Programação da 254ª
Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis
Santuário do Lima –
Patu/RN
Tema: “Bendita aquela
que acreditou!” Lc 1, 45
Convite:
Estimados romeiros e
devoto(as) de Nossa Senhora dos Impossíveis!
“Bendita aquela que
acreditou” Lc 1,45
A Serra do Lima em
Patu, este belo recanto que Deus escolheu para agraciar seu povo com “favores
impossíveis”, estará em Festa neste mês de novembro; é chegado, pois, o momento
de peregrinos subirmos ao Santuário, este “pedaçinho do céu na terra“, para
celebrarmos Nossa Senhora dos Impossíveis, mulher de fé, bendita entre todas,
em quem Deus fez grandes coisas.
O Santuário é a “terra
santa”, onde nós Romeiros no encontro com a sempre Virgem Imaculada Mãe de
Deus, sentimo-nos impelidos à missão de Discípulos e Missionários de Jesus
Cristo.
Vinde todos a 254ª
Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis!
Pe. Domingos de Sá
Filho, msf
Reitor
Pe. George Lourenço dos
Santos, msf
PROGRAMAÇÃO:
Dia 11/11/2012 –
Domingo
6h- Alvorada Festiva
9h – Hasteamento das
Bandeiras no Pátio do Santuário – Missa de abertura da Festa
16h – Missa e Novena em
Rafael Godeiro/RN.
19h – Missa e Novena em
Almino Afonso/RN.
Dia 12/11/2012 -
Segunda-feira
19h – Missa e Novena em
Lucrécia/RN.
Dia 13/11/2012 -
Terça-feira
19h – Missa e Novena em
Messias Targino/RN.
Dia 14/11/2012 -
Quarta-feira
18h – Missa e Novena na
capela de São João Batista – Patu/RN.
19h – Missa e Novena na
capela Santa Teresinha – Patu/RN.
Dia 15/11/2012 -
Quinta-feira
19h – Missa e Novena na
Igreja Matriz de Patu/RN.
Dia 16/11/2012 -
Sexta-feira
19h – Missa e Novena no
Santuário.
Noiteiros: Apostolado
da Oração, Terço das Mulheres, Catequese, Rádio Educadora, Banco do Brasil, PASCOM,
Correios, Folcolares, Pastoral da Criança e Comerciantes.
20h30- Jantar e Seresta
com Alexsandro Badeira.
Dia 17/11/2012 - Sábado
19h – Missa e Novena no
Santuário.
Noiteiros: Movimento Mãe
Rainha, Legião de Maria, Encontro de Casais com Cristo, Visão Mundial, Conselho
Tutelar, Prefeitura e Câmara Municipal e Patuenses Ausentes.
20h30- Leilão, Jantar e
Seresta com Ivanildo di Natal
Dia 18/11/2012 -
Domingo
7h e 9h- Missa e novena
no Santuário.
10h30- Batizados
19h – Missa e Novena no
Santuário.
Noiteiros: Renovação
Carismática Católica, Pastoral da Juventude, Corainhas, Pastoral Litúrgica, CDL
e INSS.
20h30- Jantar e Seresta
com Verônica Pereira.
Dia 19/11/2012 -
Segunda-feira
19h – Missa e Novena no
Santuário.
Noiteiros: Comunidades Rurais,
vaqueiros, Blogueiros, Motociclistas, MotoClubes Impossíveis do Asfalto e Anjos
da Serra, Amigos da Sagrada Face, Grupo de Amigos(as) do Santuário e
Voluntários.
20h30- Jantar e Seresta
com Raniery Teixeira
Dia 20/11/2012 -
Terça-feira
19h – Missa e Novena no
Santuário.
Noiteiros: Terço dos
Homens, Grupo de Idosos, Promotoria Pública, Polícia Militar e Civil, Ministros
da Comunhão, UERN, Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, Missionários
da Sagrada Família, Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Romeiros e Devotos de
Nossa Senhora dos Impossíveis.
20h30- Jantar e Seresta
com Ricardo
Dia 21/11/2012 -
Quarta-feira
Solenidade de Nossa
Senhora dos Impossíveis
6h- Alvorada festiva
7h- Procissão de Nossa
Senhora dos Impossíveis, saindo da Igreja Matriz de Patu.
9h- Missa Solene no
Santuário
10h30 – Descerramento das
Bandeiras
11h- Batizados
12h- Almoço no
refeitório do Santuário
DIREITO E CIDADANIA
Menores ainda são vistos com frequência conduzindo veículos
O
Código de Trânsito Brasileiro, instituído pela Lei Federal nº 9.503, de
23 de setembro de 1997, está em vigor há mais de quinze anos. Mesmo
assim, muitas de suas regras continuam sendo desrespeitadas diariamente
em vários lugares do País. Uma delas diz respeito à proibição de menores
conduzirem veículos automotores e elétricos.
De
acordo com o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro, para ser
condutor de veículo automotor ou elétrico, o cidadão precisa ser
aprovado em exames realizados pelos órgãos competentes do Sistema
Nacional de Trânsito, e precisa também “ser penalmente imputável”
(inciso I do artigo 140), “saber ler e escrever” (inciso II do artigo
140) e “possuir Carteira de Identidade ou equivalente” (inciso III do
artigo 140).
Como,
no Brasil, somente são penalmente imputáveis (que podem responder
criminalmente por delitos que venham a praticar) os que completam os
dezoito anos de vida, logo, para conduzir um veículo automotor ou
elétrico, o cidadão precisa ter também esta idade mínima, associada aos
demais requisitos, já referidos.
Infelizmente,
em muitas cidades brasileiras ainda é fato comum que menores conduzem
veículos automotores, ferindo a Lei e colocando em risco a sua própria
vida e a de terceiras pessoas.
Em
muitos casos, isso acontece sem o conhecimento dos pais de condutores
menores de idade. Em outros casos, infelizmente, pais descompromissados
com a segurança e a integridade física de seus filhos, e sem os
educarem corretamente, permitem que eles (os filhos de menor idade)
conduzam veículos automotores, e até entregam seus veículos automotores
(carros ou motocicletas) a menores de idade, mesmo sabendo que o fato é
proibido, e tendo ciência que o fato pode gerar consequências diversas,
todas prejudiciais ao próprio filho, aos pais e a terceiras pessoas.
Constatada
uma situação dessas, o pai, a mãe ou outro responsável legal do menor
condutor poderá responder civilmente (por danos causados a terceiros,
por exemplo) e também criminalmente, neste caso perante o Juizado
Especial Criminal, pois a Lei Penal também define como crime este ato,
qual seja, o de entregar a menores de idade, para que dirijam, veículos
automotores. A apuração judicial do delito, definido por Lei como de
menor potencial ofensivo, é de competência do Juizado Especial Criminal
de cada Comarca.
Nas
mesmas sanções poderá incorrer quem, não sendo pai, mãe ou responsável
pelo menor de idade, venha a lhe entregar veículo automotor para
condução.
Falta de fiscalização contribui para que menores de idade conduzam veículos automotores
Não
é só a falta de educação e de atitudes de pessoas maiores de idade que
ocasiona o fato de menores de idade conduzirem veículos automotores. A
falta de uma efetiva e eficaz fiscalização por parte das autoridades
competentes contribui decisivamente para que o problema aconteça.
Na
cidade de Patu, por exemplo, é comum avistar menores conduzindo
motocicletas e mesmo carros, tanto na Avenida Lauro Maia (principal via
de tráfego patuense) como nas ruas afastadas da Avenida Lauro Maia ou do
Centro da cidade.
Um
desses logradouros fora do Centro da cidade onde muito constantemente
se vê menores de idade conduzindo veículos automotores, principalmente
motocicletas, é a Rua Lucas Matias, no Bairro da Estação, também
conhecido como Bairro do Quartel.
O
nome popular do Bairro, por sinal, tem a ver com a localização da sede
do quartel da Companhia de Polícia Militar de Patu, situado na Rua Lucas
Matias, que tem uma considerável extensão.
No
chamado Bairro do Quartel e noutros logradouros fora do Centro da
cidade de Patu, menores, alguns até com aspectos de crianças (assim
definidos como sendo aqueles de até doze anos de idade), são vistos com
muita frequência conduzindo veículos automotores.
Em
Messias Targino, que tem um efetivo policial militar bastante reduzido,
pois ali só funciona um Destacamento da Polícia Militar, os policiais
comandados pelo sargento PM Lindon Jonhson Izídio Lima e este próprio
não têm tolerado que menores conduzam veículos automotores em vias
públicas.
Diante
do fato e do agir dos policiais militares em atuação em Messias
Targino, proprietários de veículos automotores messienses têm respondido
a Termos Circunstanciados de Ocorrência, perante o Juizado Especial
Criminal da Comarca de Patu, por entregarem principalmente motocicletas a
menores de dezoito anos, para condução por estes.
Fonte: O Messiense
Vôo Livre
Começa mais uma temporada de voos livres na Serra do Lima, no RN
Ventos nesta época do ano atraem turistas de todo o mundo a Patu.
Cidade já se prepara pra receber campeonato mundial de parapente.

Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.
Segundo os praticantes do voo livre em Patu, os meses de outubro, novembro e dezembro são os melhores do ano. É nesta época de ventos fortes que aparece gente do mundo inteiro atrás de curtir essa aventura. São pelo menos 20 turistas desembarcando na cidade a cada semana. Um grupo, da França, trocou o frio do outono europeu pelo calor do sertão nordestino. Didier Vazy é o líder da turma. É a primeira vez que ele vem ao RN. "A paisagem é uma beleza, um prazer", disse ele.

Voo livre, em Patu
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A novidade desta temporada de voo livre é que os ventos estão soprando
para outras direções. E tudo isso por conta do Furacão Sandy, que passou
pela costa leste dos EUA, mas que gerou consequências para os ventos
brasileiros.(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O recorde de voo livre conseguido por um parapentista, saindo da rampa de Patu, foi de 340 quilômetros. O índice foi alcançado em 2003 e, por 4 anos, foi o recorde mundial. A prática do voo livre exige cuidados. Para sair voando pelo sertão, os parapentistas usam matérias especiais e GPS. O aparelho é indispensável. É através dele que a equipe em terra localiza o ponto exato da parada da aventura.
Serra do Lima
A Serra do Lima tem 699 metros de altura e é o principal ponto turístico da cidade de Patu. Em cima dela, fica localizado o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, procurada por muitos religiosos. Comumente ocorrem romarias para o santuário, que é bastante conhecido em todo o estado do Rio Grande do Norte.
A serra também é procurada pelos praticantes de esportes radicais. Além das trilhas realizadas no local, a Serra do Lima é bastante frequentada por pessoas que praticam saltos de asa delta na modalidade parapente.

CLIQUE AQUI e veja o vídeo da matéria sobre o voo livre em Patu publicada no telejornal RNTV 2ª Edição da InterTV Cabugi.
Fonte: Do G1 RN
Assinar:
Postagens (Atom)